Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
07 Junho 2017

7 alimentos probióticos a incluir na dieta

Probióticos são microorganismos vivos, como bactérias e leveduras, que trazem benefícios para a saúde, sobretudo para o sistema digestivo. Sim, bactérias. Embora exista uma tendência para associar bactérias a doenças, nem todas são nocivas, aliás, o intestino tem uma flora intestinal abundante, contabilizando cerca de 100 triliões de bactérias. Estes organismos vivos facilitam a digestão e a absorção de nutrientes, contribuindo para uma flora intestinal sã, e promovem o processo de emagrecimento. 

Suplementos probióticos que fazem a diferença no dia-a-dia

O que são probióticos?

O termo probiótico significa “pró-vida” e opõe-se ao termo antibiótico – “anti-vida”.

A Organização Mundial de Saúde define probióticos como sendo um organismo que, administrado vivo e em quantidades adequadas, traz benefícios à saúde do consumidor. O termo pode também referir-se a produtos probióticos, ou seja, que contêm bactérias e leveduras importantes e benéficas para a saúde intestinal. 

Os efeitos destas bactérias benéficos para a saúde começam a suscitar a curiosidade de quem procura soluções mais naturais e orgânicas, contrariando a tendência generalizada de sobre medicação. Os produtos probióticos tiveram um grande sucesso na Ásia, Europa e Estados Unidos da América. São frequentemente recomendados por médicos nutricionistas. 

Existem duas grandes espécies de bactérias mais utilizadas como probióticos – Lactobaciullus e Bifidobactérias.

Como funcionam os probióticos?

O ritmo acelerado do quotidiano obriga, muitas vezes, a uma má alimentação, rica em produtos processados ou fast-food e fraca em produtos frescos, como fruta, legumes, entre outros. O sistema digestivo é particularmente sensível, pelo que a ingestão de produtos menos saudáveis altera o equilíbrio e tem um impacto nocivo na flora intestinal.

Os probióticos atuam de duas formas:

  • O consumo continuado de antibióticos, por exemplo, leva à perda de “bactérias boas”, pelo que, os probióticos ajudam a repor os níveis adequados;
  • Regulam a quantidade de “boas e más bactérias” presentes na flora intestinal.

Esteja a par de todas as novidades na área de produtos naturais 

Perder peso com probióticos

Os probióticos ajudam o processo digestivo, tornando mais fácil o percurso dos alimentos pelo organismo. 

Estas bactérias podem auxiliar o processo de emagrecimento de várias formas. Por um lado, são importantes para a perda de peso e redução da gordura abdominal ao diminuírem os processos inflamatórios associados às células de gordura. Por outro lado, existem evidências de que algumas bactérias – sobretudo da família Lactobacillus – podem inibir a absorção de lípidos, aumentando a quantidade de gordura que é eliminada nas fezes. 

7 Alimentos probióticos que ajudam à dieta

Os probióticos encontram-se naturalmente no organismo, mas também estão presentes em diversos alimentos e suplementos dietéticos. O iogurte é o probiótico mais conhecido, no entanto, a lista é variada e os produtos não são difíceis de adquirir. 

  1. Chocolate negro;
  2. Sopa de Miso;
  3. Pickles;
  4. Molho de soja;
  5. Kefir: bebida formada a partir da fermentação do leite com grãos de kefir, muito semelhante ao iogurte;
  6. Queijos fermentados;
  7. Chá de Kombucha: bebida conhecida pelos chineses como o elixir da saúde, obtido através da fermentação do chá, preto ou verde. 

É possível ser saudável de forma mais natural. Conheça a nossa gama de suplementos probióticos.

Outros benefícios imunológicos e não-imunológicos

O consumo regular de probióticos estimula o bom funcionamento intestinal e fortalece, em simultâneo, o sistema imunitário. O intestino contém cerca de 60% de todas as células do corpo envolvidas no processo imunológico, pelo que assume um papel importante na defesa do organismo. 

A diarreia é uma das patologias que mais beneficia da utilização de probióticos, tanto na prevenção, como na diarreia associada ao consumo de antibióticos, existindo no entanto, outras situações que beneficiam da ingestão destas bactérias, como: 

  • Síndrome do Intestino Irritável (SII):
    • Redução da distensão abdominal;
    • Flatulência;
    • Cólicas abdominais.
  • Doença Intestinal Inflamatória (DII):
    • Doença de Crohn;
    • Colite ulcerativa.
  • Má absorção de lactose:
    • Facilita a digestão da lactose;
    • Reduz sintomas associados à intolerância.

Outros benefícios: 

  • Aumento da produção de macrófagos e, consequentemente, da defesa do organismo;
  • Melhoria da resposta imune;
  • Prevenção de alergias alimentares;
  • Aumento da absorção de alguns nutrientes.

O consumo de probióticos não é uma tendência da sociedade actual. Há milhares de anos que fazem parte da dieta de vários povos.

Incluir estes alimentos às refeições não implica alterar grandes hábitos. Basta, por exemplo, incluir um iogurte ao pequeno-almoço ou beber um chá de Kombucha numa das pausas a meio da tarde. 

Existe uma solução mais natural para todos os problemas de saúde .Complemente a sua alimentação com um suplemento probiótico.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.