Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
28 Setembro 2017

Sementes de Sésamo: experimente hoje os benefícios

Em qualquer refeição, o sésamo pode estar à mesa e é tão simples começar a utilizá-lo de uma forma quase diária. A semente de sésamo ou gergelim como também é conhecida, constitui uma óptima fonte de nutrientes, já para não falar no seu sabor que acrescenta aos pratos aquela textura crocante que torna um prato bom, num prato excepcional.
A semente de sésamo tornou-se popular muito à custa do seu sabor e, sobretudo, dos seus benefícios. Ela provém de uma planta domesticada há mais de três mil anos e é amplamente consumida nos seus países de origem no leste de África e na Ásia.
Hoje em dia, é muito comum encontrar na lista de ingredientes de receitas saudáveis, vegan ou vegetarianas, um subproduto da semente de sésamo: o tahine. A pasta de sésamo ou gergelim pode ser utilizada para barrar pão, tostas, bolachas, etc., sendo também muito utilizada na culinária árabe na preparação de molhos e patés.
Sementes Sésamo
Conheça a variedade de produtos com sésamo da Naturefoods
Quais os valores nutricionais do sésamo 
As sementes de sésamo contém valores nutricionais que ajudam a manter uma dieta equilibrada, uma vez que incluem vitaminas, proteínas e minerais, tais como o cálcio, magnésio, fósforo, entre outros. Nos regimes vegetarianos ou vegan, são muitas vezes indicadas para substituir outros nutrientes e sobretudo proteínas de origem animal.
Apenas uma colher de chá de sésamo apresenta a seguinte composição nutricional:

  • 52 calorias;
  • 4,4 gramas de gorduras totais;
  • 1,6 gramas de proteína;
  • 1,1 grama de fibras;
  • 0 de colesterol;
  • 42 miligramas de potássio.

Inclua as sementes de sésamo na sua dieta e experimente os benefícios
Benefícios que tornam o sésamo um produto a incluir na dieta
Incluir o sésamo na alimentação traz inúmeros benefícios para a saúde:

  • Apresenta um alto teor de proteína vegetal

Como referido anteriormente, as fontes de proteína não são exclusivamente obtidas através de produtos de origem animal, nomeadamente carne ou peixe. Aliás, a proteína vegetal contida sobretudo em grãos e sementes, não possui o mesmo teor de gordura quando comparada com as proteínas animais. A semente de sésamo possui uma proteína de alta qualidade, constituindo cerca de 20% da composição total da semente, possuindo ainda aminoácidos importantes no crescimento.

  • Reduz a pressão arterial

A ingestão de magnésio – um potente vasodilatador – é indicada nos casos de pressão arterial elevada. A semente de sésamo apresenta na sua constituição percentagens importantes deste mineral. Numa colher de sésamo é possível encontrar cerca de 25% da dose recomendada de magnésio.

  • Ajuda no combate à diabetes

As sementes de sésamo podem ajudar a controlar ou mesmo prevenir a diabetes, de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition. Os investigadores concluíram que o óleo de sésamo tem efeitos na eficácia do medicamento glibenclamida, melhorando a funcionalidade do fármaco normalmente utilizado por doentes que sofrem de diabetes do tipo II.
As propriedades da semente de sésamo regulam os níveis de insulina e glicose, ajudando a controlar os sintomas da diabetes.

  • Facilita a digestão 

A semente de sésamo apresenta um alto teor de fibras, pelo que auxilia o organismo na absorção de nutrientes e na saúde do sistema digestivo. É particularmente importante, nos casos de obstipação e diarreia, podendo também ajudar na prevenção de doenças do cólon mais graves.

  • Propriedades anti-inflamatórias 

Neste caso, a semente de sésamo actua de duas formas. Por um lado, devido ao elevado teor de cobre, pode ajudar na redução de inflamações, sobretudo ao nível do sistema músculo-esquelético, minimizando o aparecimento de dores e inchaços, sintomas da artrite. Por outro lado, o cobre ajuda na absorção de ferro, o que melhora a circulação sanguínea a nível geral.
Entre outros benefícios:

  • pele e cabelos saudáveis (óleo de sésamo utilizado directamente na pele para reduzir marcas de expressão);
  • prevenção do cancro;
  • redução da ansiedade (minerias presentes no sésamo, como magnésio e cálcio têm propriedades anti-stress);
  • saúde dos ossos (níveis de cálcio presentes no sésamo);
  • Saúde Oral (redução da placa bacteriana, branqueamento e saúde das gengivas).

Sésamo

Utilize o óleo de sésamo ou a pasta e torne as refeições mais saudáveis 
Sésamo e as suas diversas formas 
O sésamo pode ser encontrado sob várias formas:

  • Sementes – no seu estado mais cru, podem ser utilizadas de forma natural, ou então ligeriamente tostadas para adicionar a uma salada ou qualquer prato, conferindo assim uma textura crocante inigualável;
  • Incorpoadas em barras energéticas ou galetes de arroz e sésamo – simples de transportar e constituem uma refeição ligeira, evitando outros alimentos mais calóricos e menos salutares.
  • Óleo de sésamo – como substituo de outras gorduras saturadas nocivas.
  • Pasta de sésamo – pode ser utilizada para barrar pão, bolachas ou tostas, ser adicionada a molhos e pátes tornando-os mais saudáveis e menos calóricos.

Seja sob a forma de sementes, mais comumente encontradas nos pães de hambúrguer, incorporadas em barras energéticas ou galetes de arroz, as sementes de sésamo fazem parte de uma dieta equilibrada. Por serem tão simples de utilizar e apresentarem alto valor nutricional, são também uma alternativa como fonte de proteína para aqueles que querem reduzir o consumo de proteína de origem animal.
Por serem tão simples de utilizar no dia-a-dia e apresentarem alto valor nutricional, são também fonte protéica alternativa para quem segue um regime vegetariano ou vegan ou quer simplesmente reduzir o consumo de proteína de origem animal, sem colocar em causa os aportes nutricionais recomendados.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.