Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
28 Outubro 2014

Fungos: Porque é o Verão Propício à sua Proliferação?

Os fungos são microorganismos que originam micoses na pele quando esta está mais vulnerável – quer porque anda mais destapada ou por outros motivos inerentes à saúde. Serão a temperatura e a humidade os factores que mais propiciam este tipo de incómodo: no verão.

Locais públicos e peles desprevenidas são a zona de conforto das micoses provocadas pelos fungos

Fungos lifenaturaAdultos e crianças, estamos todos expostos. Principalmente no Verão, altura em que as temperaturas estão mais altas porque a sudação é maior e os fungos entram misteriosamente na pele resultando em infecção.

Pesquisas revelam que há cerca de uma centena de micoses provocadas por, ninguém tem bem a noção, cerca de 230 000 tipos de fungos prontos a terem livre entrada na derme. E de preferência no Verão, aquela altura do ano em que o sol queima – porque os fungos adoram a humidade assídua e duradoura que o suor traz. E depois a pele húmida fica mole e macia, bem ao gosto dos fungos, preparada em condições ideais para que ali permaneçam e proliferem alimentando-se de queratina, um dos elementos da pele.

Outros factores, porém, podem contribuir para a entrada de fungos na pele e consequente aparecimento de micoses. Os organismos quando estão imunes a nada resistem – não resistem ao stress, a doenças, a tratamentos e nem a medicamentos. Pelo contrário, absorvem todo o tipo de entidades estranhas que querem entrar, e entram, em nós. Como os fungos.

Depois de instalados os fungos transformam-se em micoses. Mas deixam vestígios da sua presença e podem indicar-nos os sinais para que possamos detectá-los

Já contraímos o fungo, as mutações para passar a micose estão a ocorrer e é possível detectarmos a enfermidade. Refira-se que as micoses podem ser superficiais ou profundas sendo que, no primeiro caso, é um problema dermatológico que afecta cerca 30% da população mundial. Neste caso específico os fungos instalam-se em volta das unhas e ou dos pêlos. Na sua versão mais profunda, são afectados os órgãos vitais como os intestinos, pulmões, os ossos e o sistema nervoso visto que, neste caso, os fungos desenvolvem-se através da circulação sanguínea e do sistema linfático.

Estudos levados a cabo nesta área relativa à saúde da pele são também reveladores de que existe uma predisposição genética no que à vulnerabilidade entre pais e filhos diz respeito – o que não se passa com a conjugalidade.

É, pois, como já referido, no Verão que os fungos se alastram para nos oferecerem comichão. E fazem-no através da areia da praia, apontado como o principal foco de infecção, do piso das piscinas e de outros locais públicos, da partilha de toalhas ou de toalhas mal lavadas, de equipamentos de protecção individual nos locais de trabalho e, entre outros, através do uso de alicates de cutículas ou tesouras e lixas não-esterilizadas.

A gravidade e o tipo de micoses causadas por fungos a tratar é variável. Consulte a nossa gama de produtos naturais online.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.