Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
30 Outubro 2014

Gastrite não é somente Desconforto Estomacal. O que é?

Com simplicidade, sim, uma gastrite é apenas um desconforto estomacal provocado por inflamação da mucosa do estômago. No entanto, este diagnóstico é algo de muito sério em que não bastam sintomas clínicos, radiológicos ou endoscópicos para confirmar a doença: é preciso um exame microscópico absolutamente minucioso. Efectuar uma biópsia é absolutamente essencial para diagnosticar uma gastrite e a que tipo se refere – uma endoscopia não basta.

Gastrite para todos os desgostos: aguda ou crónica

GastriteNo caso de a doença em causa se manifestar repentinamente estamos perante uma gastrite aguda. Quando se vai desenvolvendo trata-se de gastrite crónica. Pode também acontecer o seu aparecimento estar relacionado com a existência de ulceras e poder vir a transformar-se em cancro gástrico. No limite. Mostram as estatísticas, no entanto, que a maior parte das gastrites são passíveis de rápidas melhoras após um tratamento adequado.

Antes mesmo do diagnóstico final, a gastrite manifesta-se e apresenta sinais: sensação de queimadura, dor ou indigestão na região superior do abdómen. Neste caso a alimentação faz toda a diferença na melhoria ou no agravamento da doença. Outros sintomas como náuseas, vómitos, perda de apetite, sensação de plenitude gástrica depois da alimentação, aumento dos gases ou sensação de inchaço no estômago – e ainda perda de peso – podem ser indicadores de que uma gastrite está a caminho.

Pode também acontecer, e tratando-se de gastrite crónica, não haver qualquer sintoma e neste caso é mais complicado porque sem tratamento a doença começa a galopar. 

Conhecer como nasce a gastrite e os factores que podem estar na sua origem

O estômago produz ácidos para que a digestão dos alimentos seja facilitada e existe, para proteger o estômago destes ácidos, uma barreira de muco – que quando fica enfraquecida e vulnerável permite que os sucos digestivos danifiquem e inflamem o revestimento interno do estômago: eis uma gastrite.

Na sua origem podem estar vários factores como uma infecção bacteriana, excesso de álcool (por poder irritar a mucosa gástrica), uso regular de anti-inflamatórios (por reduzirem a produção de uma substância importantíssima para preservar o revestimento interno protector do estômago), stress físico (não existe ainda comprovada a relação do aparecimento das gastrites com o stress psicológico) e refluxo biliar.

Outras doenças e condições de saúde precárias podem estar associadas ao surgimento de gastrites, nomeadamente HIV, doença de Crohn, infecções parasitárias, algumas doenças do tecido conectivo e insuficiência renal ou hepática. Também o envelhecimento e a natural degradação do corpo humano potencia a chamada gastrite atrófica.

Perante qualquer sintoma o importante é consultar um médico para diagnosticar a doença e dar início aos tratamentos.

Para obter mais informações sobre produtos naturais que tratam as gastrites, consulte o nosso site.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.