Com origem no norte de África, na Península Arábica e em Madagáscar, entre outras regiões, o aloe é uma planta que é cultivada um pouco por todo o mundo e também tem conquistado admiradores nos quatro cantos do planeta, devido ao vasto leque de benefícios para a nossa saúde.
Contando com cerca de 400 variedades, o aloe tem atravessado séculos. Por exemplo, reza a História que Cleópatra utilizava todos os dias estas folhas frescas para os seus tratamentos de beleza, além de o aloe já ser conhecido pelos romanos e pelos gregos. Uma das variedades desta planta é o aloe vera.
Podendo ser perfeitamente cultivado em Portugal, embora não se dê com Invernos rigorosos, o aloe vera é uma planta composta por folhas longas, suculentas e espessas, coloridas por um verde-claro.
De resto, nos dias de hoje, o aloe vera é bastante conhecido pelas suas imensas vantagens medicinais e, por esse motivo, é uma planta perfeita para assegurar a nossa qualidade de vida, quer quando é ingerida, quer nas ocasiões em que é aplicada externamente como um creme. Afinal de contas, o aloe vera inclui componentes anti-inflamatórios (o que permite que seja um «remédio santo» no tratamento de picadas de insectos) e uma acção regeneradora, contribuindo para a eliminação de células antigas e para a formação de novas. Tudo se deve à sua mistura heterogénea, com mais de 200 polissacarídeos, enzimas, aminoácidos, minerais, vitaminas…
À imagem e semelhança de Cleópatra, muitas mulheres (e homens) também confiam a sua beleza às propriedades do aloe vera. Por um lado, a planta tem benefícios dermatológicos, sendo bastante eficiente para eliminar as borbulhas oriundas da acne e para afastar a irritabilidade da pele. Eczema, psoríase, cancros de pele e varizes são outras patologias da derme que podem ser facilmente tratadas, graças à aplicação do aloe vera, que também assegura a hidratação da pele.
Por outro lado, o aloe vera tem uma acção nutritiva, uma vez que possibilita a formação dos tecidos, possuindo 18 dos 23 aminoácidos necessários para o nosso organismo. A destacar ainda que esta planta tem demonstrado toda a sua eficácia no processo de tratamento de irritações intestinais e de úlceras.
Sabia ainda que o aloe vera conta com propriedades cicatrizantes? É por isso que da próxima vez que sofrer um acidente doméstico, como uma queimadura no fogão, o melhor é aplicar um pouco desta planta para que a dor diminua.
Além disso, representa um alívio nas queimaduras solares, com a sua acção refrescante. Finalmente, também já está comprovado que esta substância conta com enzimas que facilitam a digestão.