Antioxidantes, aliadas na perda de peso, inibidoras da ansiedade e promotor de uma vida saudável e cheia de energia. Estas são apenas algumas das vantagens das bagas goji para a saúde.
Atualmente muito em voga, este fruto de pequenas bagas vermelhas desidratadas veio da China e do Tibete, onde é usado há milhares de anos pela medicina tradicional chinesa. Entretanto, na Europa, estas sementes tornam-se famosas entre aqueles que querem perder peso através de uma alimentação saudável, mas o poder das bagas goji vai muito além da componente dietética.
Entre os benefícios, as bagas goji têm um efeito muito positivo:
São inúmeras e todas desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunitário e antibacteriano. Estas são algumas das características proteicas:
Propriedades que estimulam até 300% o funcionamento das células brancas, que atuam na prevenção de gripes, problemas imunitários, cardiovasculares, neurológicos, entre outros.
As bagas goji são muito fáceis de encontrar. São frequentemente usadas no pequeno-almoço, acompanhando outros frutos secos ou fruta da época.
No entanto, podem também ser consumidas em batidos, saladas de fruta, misturas de cereais e chás.
Apesar do manancial de benefícios, as bagas goji, tal como a maioria dos alimentos, devem ser consumidas de forma moderada. O ideal é não ultrapassar as 45 gramas por dia.
O Observatório de Interações Planta-Medicamento (OIPM/FFUC) alerta ainda para a necessidade de moderação no consumo de bagas goji, no caso de quem toma medicação. Isto porque foi relacionado o consumo de bagas de goji com o aumento do efeito de um medicamento anticoagulante (varfarina). Por isso, o Observatório desaconselha estas sementes para quem está medicado com varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros.
Uma a duas colheres de bagas goji são suficientes para tirar todos os benefícios deste produto. Oriundas da província da Mongólia, são livres de poluição e podem ser usadas em sopas, sumos, sobremesas ou como snack.