As dietas sem glúten estão a conquistar cada vez mais estômagos. É verdade que este tipo de regime alimentar distingue-se por ser bastante saboroso, mas, neste caso, «o útil junta-se mesmo ao agradável»: as dietas sem glúten também são extremamente saudáveis, evitando doenças. Por vezes, o consumo de glúten pode provocar indisposição, dores articulares e inflamações que estão na origem de inchaços e um regime alimentar que exclua essa componente previne o aparecimento e o desenvolvimento destes problemas.
Já quem deseja emagrecer deve saber que as dietas que não contêm este elemento possibilitam a estimulação do metabolismo, o que conduz a uma perda drástica de peso e também a uma diminuição da retenção de líquidos, sem esquecer que existe uma maior prevenção de patologias não transmissíveis, como as complicações cardiovasculares e a obesidade.
Estas dietas são especialmente aconselháveis para os celíacos, ou seja, para aquelas pessoas que sofrem de intolerância ao glúten, mas, perante as vantagens referidas anteriormente, é óbvio que este regime alimentar traz igualmente uma miríade de benefícios para os organismos que não têm qualquer tipo de problemas com o glúten, uma proteína que se encontra presente na aveia, no centeio, na cevada, nas farinhas de trigo…
A pizza é um alimento rico em glúten, mas também pode ser incluído numa dieta sem a proteína. Confuso? A verdade é que existe pizza sem glúten. E para todos os gostos. Afinal de contas, há bases para pizza, elaboradas sem ingredientes que tenham glúten ou trigo, incluindo componentes, como amido de milho, água, farinha de arroz, sal e proteína de leite. Sendo assim, é possível guarnecer esta base com todo o tipo de alimentos (desde que não possuam glúten, claro). De seguida, basta colocar no forno e, posteriormente, servir uma pizza tipicamente italiana e altamente personalizada.
Bom, as opções são tantas que nem sabe o que escolher? Fique descansado. Sempre pode seguir algumas das nossas sugestões.
Por exemplo, há uma pizza com base de couve-flor, isenta de glúten, que ainda se destaca por ser muito nutritiva. Pimentão vermelho, queijo mozarela e cogumelos frescos são alguns dos ingredientes que compõem este prato, para além da óbvia presença da couve-flor.
Sabia ainda que existe pizza de beringela? Trata-se de um alimento nada calórico que, para além de contar com este fruto, inclui tomilho fresco, manjericão, mozarela light e queijo cottage.
Realmente, parece que nem sempre aquilo que sabe bem… faz mal!