A procura de uma alimentação saudável trouxe a redescoberta de sementes que têm um efeito poderoso na sua saúde. A linhaça é um desses exemplos. É uma semente do linho, oriunda da Mesopotâmia e aí considerada como alimento funcional desde 5 mil a.C. Os benefícios da linhaça no organismo são inúmeros, já que esta semente está repleta de vitaminas e minerais.
A linhaça pode ser consumida de 3 formas diferentes: óleo, grão e farinha e tanto pode ser de cor castanha ou dourada (detém mais ácidos do tipo ómega 3).
Seja qual for o tipo de linhaça, saiba que a ingestão de 10 gramas diárias representa o fornecimento da seguinte percentagem de nutrientes, de acordo com a dose diária recomendada para adulto:
Desde o poder antienvelhecimento das células, passando pela defesa do organismo e prevenção de doenças cardíacas, o facto da linhaça ser rica ómega 3 é uma das grandes vantagens apontadas para esta semente. Mas há mais:
Já vimos que a linhaça pode ser consumida de diversas formas. Esta semente não altera o sabor dos alimentos, pelo que tem o benefício de poder ser utilizada em todas as refeições, através, por exemplo, de saladas, sumos, cereais, iogurtes, pão, bolos, etc.
Se optar pela semente de linhaça, poderá adicioná-la aos seus sumos, frutas, saladas, massas ou iogurtes. Para conseguir ingerir os seus nutrientes, triture as pequenas sementes ou mastigue muito bem, já que o organismo não consegue digerir a casca.
Mas para além das sementes, pode optar por consumir farinha ou óleo de linhaça. Na Lifenatura encontra linhaça sob estas 3 formas.
Lembre-se de conservá-la num local fechado e protegido da luz, para manter o seu valor nutricional.
O óleo de linhaça é obtido através do esmagamento das sementes. Escolha o óleo integral ou natural, que são muito ricos em gorduras boas, ómega 3 e ómega 6. É muito usado como tempero, por exemplo em saladas.
A farinha de linhaça é, dos três tipos, a que detém mais fibras. Por isso, é a mais indicada para a diminuição de apetite e processo de emagrecimento.