As qualidades do óleo de coco são cada vez mais reconhecidas. Benefícios na alimentação enquanto substituto de óleos e gorduras saturadas, hidratante para a pele e cabelos, entre outros. No entanto, também é possível utilizar o óleo de coco para branquear os dentes de forma natural e prevenir doenças da boca e dos dentes. O óleo de coco releva-se um excelente aliado na saúde oral, actuando em duas frentes:
1) Eliminando as bactérias e promovendo a saúde dos dentes e gengivas;
2) Confere brilho e branqueamento dentário.
Experimente os benefícios do óleo de coco
O peróxido de hidrogénio é a substância branqueadora de excelência, presente na pasta de dentes e noutros produtos de venda livre.
A percentagem desta substância é, no entanto, variável. De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, as pastas de dentes apenas podem conter cerca de 0,1% de peróxido de hidrogénio, daí as dúvidas quanto à eficácia das pastas branqueadoras. No entanto, nos consultórios, a percentagem presente nos produtos utilizados pelos dentistas, é naturalmente mais elevada, uma vez que o branqueamento é considerado um acto médico, realizado por profissionais.
Estes limites são definidos porque o peróxido de hidrogénio, em concentrações elevadas e segundo um estudo de 2012, pode ter efeitos nocivos, provocando alterações no esmalte do dente, enfraquecimento e menor concentração de fosfato nas camadas mais profundas dos dentes, afectando a saúde oral.
Combater a placa bacteriana, tártaro e dentes amarelos
Certas bactérias presentes na cavidade bocal formam uma fina camada sobre os dentes, a placa bacteriana. Esta película incolor e pegajosa é formada por bactérias e restos alimentares. Caso esta camada não seja removida diariamente, ela endurece e provoca tártaro, causando os dentes amarelos.
Para além desta coloração muito pouco agradável, a placa bacteriana favorece o aparecimento de cáries, mau hálito e, em casos mais graves, gengivite, uma inflamação da zona ao redor dos doentes.
Branqueamento natural com óleo de coco
O branqueamento com produtos naturais não é um hábito recente, pelo contrário. No campo da medicina holística, a Ayurveda, um dos sistemas médicos mais antigos do mundo, começou a utilizar esta técnica há mais de 3.000 anos.
Bocejar com óleo de coco tem um efeito detox, porque limpa a cavidade oral, elimina as bactérias presentes na boca e cria um ambiente antiséptico que contribui para a prevenção das cáries e outras doenças da boca e dos dentes, como a gengivite e a periodontite.
Óleo de Coco: uma solução natural para branquear os dentes
O efeito branqueador do óleo de coco resulta da ação do ácido láurico, um ácido gordo presente em grande concentrações neste óleo.
De acordo com vários estudos, este ácido, para além de ter propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, facilita a eliminação da placa bacteriana e consequentemente, dos dentes amarelos.
Benefícios do óleo de coco na saúde oral
Para além de ser natural, sem químicos na sua constituição, económico, fácil de adquirir e de simples utilização, o gosto do óleo de coco é agradável – ao contrário de outros disponíveis no mercado.
Entre os principais benefícios:
Os benefícios não são exclusivos da saúde oral, estendendo-se também a outros quadros clínicos, como:
Conheça o óleo de coco virgem biológico da Naturefoods
Basta uma colher de óleo de coco para cada utilização. Pode ser realizado várias vezes por semana, ou mesmo todos os dias.
Uma boa higiene oral evita problemas graves como a formação de placa bacteriana, tártaro, cáries e outras patologias mais gravosas.
Branquear os dentes com óleo de coco revela-se uma solução natural, simples e de baixo custo. Para além destas vantagens, os benefícios deste óleo estendem-se também ao reforço do sistema imunitário, aos cuidados com a pele e o cabelo, sendo também uma excelente alternativa na cozinha, funcionando como uma gordura saudável a incluir na alimentação.
Comprove hoje mesmo os benefícios do óleo de coco