São mais poderosos que o açúcar e, por isso, mais perigosos para a saúde. Os adoçantes artificiais são muitas vezes publicitados como alternativas benéficas ao açúcar e usados para substituir esta substância. Costumam ser erroneamente associados à opção segura para diminuir o açúcar no sangue. Porém, os seus efeitos no organismo estão longe de serem benéficos.
Para evitá-los há que saber identificar quais são os produtos que contêm ou são considerados adoçantes artificiais. Substâncias como sacarina, sucralose ou aspartame, estão presentes na composição dos produtos substitutos do açúcar. Tanto o aspartame, como a sacarina, foram alvo de estudos, que apontam para um aumento da possibilidade de desenvolvimento de vários tipos de cancro. A sucralose elimina a boa flora bacteriana do intestino e acelera o envelhecimento.
Acima de tudo porque está a colocar em risco a sua saúde. Apresentamos alguns dos perigos destas substâncias:
A viciação é um dos efeitos mais visíveis do consumo de adoçantes artificiais. Como existe a ideia de que não são tão prejudiciais como o açúcar, há uma maior tendência para aumentar a dose e a frequência de ingestão. Por outro lado, quem recorre aos adoçantes, sobretudo quem está de dieta, vai notar um aumento do apetite. Isto porque os adoçantes artificiais não dispõem de calorias suficientes para manter o organismo saciado. E se tem mais apetite, certamente terá maiores dificuldades em perder peso.
Em alternativa ao açúcar e aos adoçantes artificiais, sabe-se que a Stevia tem imensos benefícios. É um adoçante natural, obtido numa planta originária da América do Sul que não oferece riscos para a saúde, desde que consumido com moderação. Tem baixos níveis de calorias e não apresenta nem colesterol, nem gordura. Em contrapartida, tem uma série de nutrientes, como:
Os principais benefícios da Stevia são:
É na Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai, que encontramos a planta utilizada pelos índios guaranis para adoçar as folhas de chá. Além de ser consumida como doce, a Stevia é utilizada como planta medicinal para tratar patologias do estômago. Também no Japão, esta planta já é consumida há mais de 25 anos e utilizada para inúmeros fins.
Atualmente, em todo o mundo, a Stevia integra a composição de vários produtos alimentares, desde cereais, passando por bebidas, gelados, iogurtes e bolos, graças às suas características:
Este poderoso adoçante está disponível em lojas de venda de produtos naturais. Na Lifenatura pode encontrar este adoçante natural, extraído da planta Stevia Rebaudiana.
Utilize este adoçante natural para tornar as suas receitas mais saudáveis e cuide da sua saúde e da saúde da sua família.