O creme anti-celulite é, de facto, uma das formas de prevenção e de tratamento da maldita celulite – essa casca de laranja que afecta cerca de 90% das mulheres e apenas 10% dos homens. Os efeitos, no entanto, só se fazem sentir aliando-se a eficácia do creme anti-celulite às boas práticas que todos conhecemos.
Estamos perante a celulite quando os depósitos de gordura, gordura acumulada, começam a empurrar as camadas de fibras de colagénio e tecido conjuntivo sob a pele. Regra geral tal acontece nas nádegas e na zona da coxa sem exclusão de outras áreas do corpo da mulher como os braços e a barriga. O tecido conjuntivo, que se refere ao grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos, pode lentamente enfraquecer por falta de exercício físico e tensão muscular ou, igualmente, por excesso de gordura e má circulação.
Trata-se, sim, de uma enfermidade (chamemos-lhe assim) bem mais comum nas mulheres do que nos homens – isto porque as mulheres tendem a acumular mais gordura à volta dos quadris e das coxas. Ademais, são as mulheres que possuem também o tecido conjuntivo menos favorável a manter tudo no seu lugar.
A idade vai passando e as hormonas convidam a celulite a entrar pois o organismo produz menos estrogénio, aquela hormona que auxilia à fluição normal os vasos sanguíneos. Menos estrógeno pode significar circulação mais fraca, o que também pode significar uma diminuição na produção de novo colagénio e a quebra do tecido conjuntivo.
Está, de facto, comprovado que a celulite pode ter uma causa genética. Quer isto dizer que a probabilidade de herdarmos a celulite da nossa mãe que, por sua vez, a arrecadou da mãe dela é muita. Mas isso é um mero indicador que não dispensa um modo de vida que leve em consideração uma alimentação saudável, a prática regular de exercício físico e um bom creme anti-celulite. Se repararmos bem, e sem fotoshop, as manequins super hiper magras têm celulite. Desesperar, então, para quê se é um mal que faz parte do pacote do ser mulher?
Há, no entanto, algo que podemos fazer para eliminá-la: usar um bom creme anti-celulite e praticar amiúde exercício físico. É que possuir peso em excesso torna a celulite mais visível. Trocado por miúdos quer dizer que quanto mais gordura se tem por debaixo da pele mais a probabilidade de colocar pressão sobre o tecido conjuntivo aumenta.
Usar um creme anti-celulite e deixar de fumar também é uma mistura interessante. Está mais do que comprovado que fumar pode afectar o aparecimento de celulite pois o fumo que deriva do cigarro reduz o fluxo sanguíneo, enfraquece e interrompe a formação de colagénio, ou seja, danifica e estica mais facilmente o tecido conjuntivo – além de provocar rugas, secar a pele e outros prejuízos à beleza.