Os cremes de geleia real, assim como todos os seus derivados, são reconhecidos pela comunidade científica. A geleia Real trata-se de um alimento concentrado, com eficácia para o crescimento, a longevidade e a reprodução. Como nasce?
A geleia real é alimento, durante três dias, a todas as crias de abelhas. Para a rainha é o alimento fornecido para toda a vida. Graças a este alimento as crias das abelhas operárias aumentam seu peso em cerca de 250 vezes mais. Espantoso, não é? A rainha, por sua vez, alcança o dobro do peso da operaria e a sua vida pode chegar até aos cinco anos – ao contrário da operária que, não se alimentando da geleia real todos os dias, vive apenas 35 a 40 dias.
A Associação Paulista de Apicultores, APACAME, aponta os inúmeros benefícios associados ao consumo, e utilização nomeadamente através de cremes, da geleia real. Por ser 100% pura a geleia Real contém proteínas, vitaminas e sais minerais que fortificam o organismo eliminando o cansaço físico e mental.
Este alimento equilibra as funções gástricas normalizando o apetite, além de possuir a propriedade de manter o cérebro jovem, sem o desgaste dos dias actuais e propiciando um maior rendimento da memória e das actividades intelectuais.
Este alimento actua no fortalecimento da energia vital e da visão, pois possui componentes que fortificam substancialmente o sistema ocular. Outros benefícios incluem a regularização do aparelho digestivo, um equilíbrio que se reflecte no intestino fazendo-o trabalhar funcionalmente e ainda com uma acção revigoradora do fígado.
Estão ainda comprovadas as maravilhas da geleia real enquanto variante de cremes no rejuvenescimento da pele, uma acção que se verifica tanto a nível celular como de epiderme fazendo as delícias da indústria cosmética.
Em 1922 um professor da Universidade de Sorbonne, Chauvin, recomendou o uso da geleia real na terapia humana – o ponto de partidas para os vários estudos e investigações em doentes e observações de controle médico que se foram seguindo. Descrita como sendo ” um estimulante biológico com acção energética e regeneradora do organismo”.
Passou a ser recomendada para a indústria cosmética e terapêutica, também em forma de cremes, em casos de cansaço, astenia, falta de apetite, nos estados de esgotamento físico e nervoso, transtornos de comportamento, de adaptação social e escolar (rendimento psíquico baixo).
Também nos jovens durante o período de puberdade e adolescência a geleia real é uma sugestão de peso – assim como nas enfermidades com evolução crónica, anemia e anorexia, entre outras.