A Gota é uma forma complexa de artrite, que se caracteriza por episódios súbitos e severos de dor, vermelhidão e sensibilidade nas articulações, particularmente na articulação do dedo grande do pé. A Gota é um problema que pode afetar tanto homens como mulheres, mas que têm uma predisposição maior para afetar homens. A propensão feminina a este problema aumenta depois da menopausa.
A dor provocada por um episódio desta doença é suficiente para acordar alguém durante a noite, com sensação de ardor na articulação afetada. A articulação em questão ir
á demonstrar sinais de inchaço e vermelhidão, sendo o grau de sensibilidade tão grande que até o simples contacto com o lençol irá parecer intolerável.A Gota desenvolve-se quando o corpo humano produz demasiado ácido úrico ou quando os rins não se encontram a funcionar corretamente. O excesso de ácido úrico leva à formação de cristais, que provocam os sintomas já acima referidos.
A Gota e a diabetes têm uma relação profunda com a obesidade. No passado esta era conhecida como “a doença dos reis”, porque na idade média só os reis e os mais abastados, comiam e bebia de forma abundante, só estas pessoas sofriam de obesidade. No entanto hoje o cenário demográfico é paradoxalmente diferente, na medida em que uma parte significativa da população ocidental sofre com problemas de excesso de peso e de obesidade.
A Gota e a diabetes (tipo II) são assim doenças que decorrem do problema da obesidade. A diabetes tipo II é um problema que se carateriza pela presença de níveis elevados de açúcar no sangue, que pode resultar de uma vida sedentária, onde se ingerem demasiados alimentos e se pratica pouca atividade física. Muitos dos fatores de risco associados ao desenvolvimento de diabetes de tipo II são comuns ao desenvolvimento de Gota.
Para se proteger do desenvolvimento de ambos os problemas e da obesidade, é fundamental contrariar os seguintes fatores de risco:
. Estilo de vida: A ingestão excessiva de alimentos e de bebidas alcoólicas é um dos principais riscos para desenvolver problemas de excesso de peso , bem como todas as outras doenças que daí decorrem.
. Historial familiar: O fator hereditário desempenha um papel central nestas doenças. Para minimizar o risco e a exposição a estes problemas é fundamental ter cuidados redobrados.
. Peso: Mantenha o seu peso num intervalo considerado saudável para se proteger.
. Distribuição de gordura: O risco de desenvolver estes problemas é maior se o seu corpo tiver a tendência para acumular gordura na zona abdominal.
A Gota é um problema real de saúde, que pelos fatores já acima referidos, tem vindo a registar um aumento de ocorrências nos últimos anos. Altere o seu estilo de vida e faça todas as mudanças necessárias, para não ter de lidar com a dor e com as outras complicações relacionadas com a Gota. Preste mais atenção à sua alimentação e ao nível de exercício físico que pratica.