É do conhecimento geral que os diabetes podem ser tratados de inúmeras formas – inclusive as naturais, quer através de chás e infusões como de produtos em forma de cápsulas em cuja composição entram plantas, raízes e folhas que reduzem as taxas de açúcar.
Estudos levados a cabo pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp) comprovaram, recentemente, que o yacon, uma raiz de origem andina, possui uma acção muito positiva na redução das taxas de açúcar no sangue.
As pesquisas realizadas revelaram o potencial do yacon enquanto alimento funcional, entre tantos outros, que contribuem para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças – especialmente no controlo dos diabetes pela redução das taxas de açúcar no sangue.
Sabe-se que esta raiz poderia acrescentar estes benefícios se fosse mais utilizada – nomeadamente em pães, biscoitos, sopas e sumos. Um outro estudo realizado pela mesma universidade constitui igualmente uma boa notícia para quem tem diabetes. A nutricionista responsável pela pesquisa, Marlene Scheid, com 80 idosos do interior de São Paulo, refere “Como os idosos, normalmente, têm muitas doenças cardiovasculares e baixas no sistema imunológico, queremos ver como o yacon actua nesses organismos, já que os FOS encontrados no alimento têm um efeito favorável no controle glicémico e no sistema imunológico”.
Perante os resultados das primeiras análises de glicemia, ou seja, a concentração de glicose no sangue, há a indicação de que esta raiz pode ser um óptimo mecanismo de controlo dos diabetes. Tal como explica a especialista, os fruto-oligossacáridos são hidratos de carbono não digeríveis e a sua presença acaba por atrasar e diminuir a absorção de glicose evitando, por isso, os chamados picos de insulina. ” E é mesmo por esta razão que, no Peru, o yacon é conhecido como a raiz dos diabéticos.
Será importante referir que o yacon é uma raiz consumida há milénios pelos povos indígenas de origem pré-colombiana que acreditam que os seus efeitos medicinais são reais há muito tempo, apesar de forma empírica. Trata-se de uma planta cultivada na América do Sul, principalmente nos Andes, desde a Venezuela até o Norte da Argentina.
No Brasil, cultiva-se em abundância – devido ao clima mais frio e que estimula o seu desenvolvimento – na Região Sul. O yacon, esta raiz excelente no combate aos diabetes, é comercializado como uma espécie de batata com um gosto suave de uma mistura de melão com pêra. Curioso é que apesar dos altos teores de água e açúcares, a raiz possui baixo teor calórico e constitui uma boa alternativa para quem quer perder peso, libertar toxinas e saciar – além de excelente contributo no combate aos diabetes.