Há já milhares de anos que a gotu kola, mais conhecida como centelha asiática, é utilizada como um agente para o tratamento dermatológico. Realmente, este produto natural tem sido um dos principais aliados em casos de lesões de pele. Celulite, cicatrizes, queimaduras, chagas, eczemas, psoríases e úlceras são apenas alguns dos exemplos. A acrescentar que, na Índia, estão a ser desenvolvidas várias pesquisas que comprovam a ligação entre a gotu kola e o tratamento contra a lepra.
Com origem em regiões tropicais e pantanosas, nomeadamente em países asiáticos e africanos e em ilhas que se encontram no Oceano Pacífico, a gotu kola também demonstra a sua eficiência no fortalecimento dos vasos capilares que se encontram danificados.
Composta por saponinas, as principais responsáveis pela cicatrização de feridas, a planta inclui triterpenóides (o que também auxilia na reparação de tecidos danificados, agindo como um cicatrizante natural), resinas, mucilagens, fitosteróis, flavonoides, ácidos graxos, entre tantos outros ingredientes, cujas propriedades medicinais são inúmeras e já imensamente reconhecidas em investigações científicas.
A gotu kola destaca-se ainda no tratamento das temidas rugas (na testa, nos lábios, nos olhos…), uma vez que tem a capacidade de restaurar a elasticidade da pele ao auxiliar na síntese de colagénio, um processo rejuvenescedor. É que é a perda ou diminuição de colagénio em células de pele que está na origem do enrugamento da cútis.
Por esse motivo, com a ingestão de gotu kola, torna-se possível obter uma cútis sem imperfeições estéticas e sem que seja necessário recorrer às técnicas cirúrgicas, a maioria de carácter invasivo, o que acaba por trazer inúmeros problemas para cada um dos pacientes: desde o internamento aos dias e dias de repouso necessário até que seja possível expor novamente a pele, sem esquecer a probabilidade de ocorrerem riscos para a própria saúde. Para além disso, em comparação com essas soluções, o consumo de gotu kola traz menos custos.
Porém, é sempre importante relembrar que não basta consumir gotu kola para conquistar uma cútis de rosto sem quaisquer pregas. Juntamente com a ingestão desta planta – através de cápsulas, por exemplo –, o melhor é recorrer a um regime alimentar bastante equilibrado e variado. Afinal de contas, a alimentação de péssima qualidade é um dos principais factores para o aparecimento e o desenvolvimento de rugas.
Eis outro conselho a apontar: para salvaguardar a qualidade da pele de rosto, deve-se evitar uma exposição contínua ao sol, sem qualquer tipo de protecção.