A ingestão de frutos e fibras facilita o trânsito que se processa nos intestinos sem, no entanto, significar que a defecação tem necessariamente de ser diária. Não existe um padrão exclusivo e tal é variável com a individualidade de cada um.
A quantidade de frutos e fibras que ingerimos é muito importante. No entanto estes alimentos, que também poderão ser em forma de suplementos, quando consumidos em excesso podem, da mesma forma, ser causa de obstipação. Como?
É do conhecimento geral que a função dos frutos e fibras no intestino é fazer aumentar o volume das fezes para estimular a sua direcção ao ânus – mas sem esforço. O que impede esse tal esforço é a hidratação, já que é a água que pode servir de lubrificante durante o processo. Por si só os frutos já possuem água. No entanto, tal hidratação dependerá muito também do tipo de alimentos que se vão consumindo ao longo do dia. Será que andamos a consumir os alimentos certos nas quantidades adequadas?
Se pensarmos com cuidado nesta questão percebemos que, por exemplo, uma fatia de melão possui muito mais água do que uma banana; um sumo possui mais água do que um iogurte sólido e uma sopa, comparativamente a uma salada, tem muito mais água. A obstipação poderá depender das decisões certas na hora de comermos.
A água em complemento com os frutos e fibras na quantidade certa torna-se em um elemento fundamental e uma forma de percebermos se o organismo tem a água que precisa para funcionar em plenitude será apreciar a cor da urina – que deve estar o mais clara e com o menor cheiro possível. Constitui, igualmente, um elemento importantíssimo no combate à obstipação o exercício físico.
A inclusão de fibras e de frutos na alimentação diária é imprescindível no combate à obstipação. Frutos frescos como ameixas, quivis e frutos vermelhos – assim como os desidratados figos e tâmaras, os frutos secos como nozes e avelãs são absolutamente essenciais. Sem esquecer os legumes e vegetais: concentremo-nos na sopa enquanto excelente fornecedor quer de fibras quer de água. Sopa todos os dias ao almoço e ao jantar só pode ajudar…
Será muito importante referir que a utilização de laxantes, e outros suplementos, para estimular a actividade intestinal deverá ser pontual e sob prescrição médica, já que quando utilizados por grandes períodos de tempo se traduzem em uma habituação que não deixará que o intestino volte a funcionar sozinho.