A próstata é um órgão que, geralmente, começa a preocupar os homens da faixa etária dos 50 anos, embora haja casos em que as patologias relativas à próstata podem surgir mais cedo, nomeadamente em pessoas que já tenham um histórico familiar ou que sofram de obesidade.
A hipertrofia benigna (HBP) é uma das doenças mais associadas à próstata. Trata-se de uma manifestação natural do envelhecimento (sendo até comparada com o aparecimento de cabelos brancos) e que não tem qualquer tipo de relação com patologias malignas, nem com doenças cancerígenas. Inflamação e aumento da próstata e uma redução do fluxo da urina são os principais sintomas desta hipertrofia benigna.
Infelizmente, também é frequente o aparecimento e o desenvolvimento do cancro da próstata, que tem uma evolução bastante lenta e, por esse motivo, raramente se apresenta antes dos 50 anos. Nestes casos clínicos, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.
Para prevenir as doenças da próstata, o melhor é adoptar um regime alimentar que se distinga por ser variado e equilibrado. Sendo assim, deve-se evitar o consumo de produtos ricos em gorduras saturadas, carnes vermelhas e especiarias. De resto, as bebidas alcoólicas e o café também têm de ser excluídas da ementa de quem se deseja prevenir contra as patologias da próstata. Fazer exercício físico é igualmente aconselhável.
Respondendo a esta maior necessidade de prevenção, tem surgido no mercado uma vasta gama de suplementos com uma raiz eminentemente natural. Vejamos o exemplo das pevides de abóbora, que são a base de uma série de produtos. Afinal de contas, estas sementes são utilizadas em urologia, principalmente em casos de hipertrofia benigna. Por outro lado, as pevides de abóbora incluem ainda uma acção vermífuga, isto é, têm a capacidade de provocar a expulsão dos vermes intestinais.
A destacar o fruto da palmeira anã americana, muito valioso para ajudar a aliviar os problemas oriundos da hipertrofia da próstata, com especial destaque para a necessidade frequente de urinar e para a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, para além do retardamento da micção.
Há muitos suplementos para a próstata que são compostos por zinco, um mineral que se encontra concentrado nesse órgão e permite o fortalecimento do sistema imunitário.
Ao mesmo tempo, o zinco consegue reduzir a ligação das hormonas masculinas aos receptores, o que permite que haja uma maior excreção.
A suplementação com zinco é indicada nos casos de hipertrofia benigna, uma vez que diminui o tamanho da próstata e os sintomas que estão ligados à HBP.