Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
17 Novembro 2014

L-CARNITINA Aumenta Metabolização da Gordura Corporal

Como a L-Carnitina aumenta a metabolização da gordura

Não existe um método único para todos perdermos peso, mas muitas vezes o método mais eficiente passa por darmos ao nosso organismo uma ajuda preciosa na sua capacidade para queimar gordura. Como a L-Carnitina acelera o metabolismo, tem-se vindo a tornar um auxiliar precioso na perda de peso através do gasto da gordura acumulada no nosso corpo.

Este produto tem desde logo a vantagem de ser um componente natural, estando presente nas mitocôndrias das nossas células onde é essencial para permitir aos ácidos gordos passar para a matriz mitocondrial onde podem ser utilizados para produção de energia. Devido a este papel, a substância encontra-se principalmente nos músculos esqueléticos e no coração, onde aumenta a sua disponibilidade energética. 

Inicialmente pensada como um tipo de vitamina B, a L-Carnitina distingue-se por poder ser sintetizada pelo nosso corpo, mas em quantidades muito pequenas que, em indivíduos com excesso de gordura poderão ser manifestamente insuficientes para produzir resultados de emagrecimento.

A única possibilidade para aumentar a sua presença no nosso organismo é por isso a ingestão de alimentos que a contenham, nomeadamente a carne vermelha, que a contém em maior quantidade que qualquer outro elemento.

Isto explica porque é que as dietas vegetarianas fornecem 20x menos deste nutriente ao organismo que as dietas equilibradas e explica igualmente porque muitos indivíduos necessitam encontrar suplementos alimentares que o contenham, evitando a ingestão de alimentos que podem eles próprios estar na origem do ganho de peso indesejado.

Vantagens dos suplementos para a nossa saúde

Não é só na metabolização dos lípidos que a L-Carnitina tem vantagens para a nossa saúde. A sua acção por todo o corpo é efectivamente aplicável inclusivamente à prática do desporto, segundo resultados publicados no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness.

No estudo em causa, pretendia-se investigar os efeitos dos suplementos de L-Carnitina na produção de óxido nítrico e nível de stresse oxidativo na sequência de exercícios intensos. Os alvos do estudo foram 26 homens adultos entre os 17 e os 19 anos, divididos em dois grupos, um dos quais recebeu 3 a 4g dissimulada em sumo de frutas.

Os participantes participaram de seguida em exercícios de corrida em passadeira, com velocidade crescente até à exaustão. As amostras de sangue recolhidas mostraram que a ingestão do suplemento promoveu a actividade antioxidante do corpo, aumentando os níveis de glutationa e diminuindo a presença de substâncias reactivas com ácido tiobarbitúrico (TBARs), substâncias que indicam o nível de estragos provocados pelas espécies reactivas de oxigénio cuja curta duração as torna extremamente difíceis de detectar.

Em prol do exercício físico, a L-Carnitina tem igualmente um efeito vasodilatador, o que permite um maior fluxo sanguíneo nos músculos solicitados pela actividade física, aumentando a nossa tolerância ao exercício e tornando-se um suplemento apetecível para desportistas. Para quem procura perder dieta através do exercício, estes suplementos têm por isso um papel duplamente eficaz: por um lado aumentam o fluxo sanguíneo e consequente oxigenação muscular, mas aumentam igualmente a disponibilidade energética celular, pelo que somos capazes de fazer mais exercício, com menos cansaço, e maior taxa de utilização de lípidos.

Outras doenças onde a L-Carnitina tem sido estudada incluem a neuropatia diabética, doenças renais e a doença arterial periférica. No caso desta última, os suplementos permitem melhorar o fluxo sanguíneo prejudicado pelo estreitamento arterial enquanto compensam a queda em disponibilidade livre do nutriente.

Finalmente, os suplementos são comprovadamente seguros, quando ingeridos em até 6g por dia, um valor manifestamente superior às dosagens actualmente utilizadas em suplementos comerciais. 

A L-Carnitina pode por isso fazer muito pela sua saúde, ajudando o seu organismo a livrar-se da gordura e aumentando a sua resistência ao exercício físico, para uma prática menos extenuante e produtiva. No entanto lembre-se que a mera ingestão destes suplementos não deve substituir o acompanhamento por um especialista, de modo a proteger a sua saúde, nem substituem o recurso a uma dieta equilibrada.

Saiba mais com a Lifenatura

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.