Uma mercearia que seja sinónimo de uma vida saudável só pode incluir produtos com sementes mucilaginosas, nas quais se incluem as sementes de chia, que estão a ganhar cada vez mais reconhecimento um pouco por todo o mundo por serem um superalimento nutritivo, funcional, potente e versátil, com resultados evidentes no tratamento e no controlo de uma vasta gama de patologias.
Com origem no México, as sementes de chia distinguem-se pela sua pequena dimensão e pela sua forma oval. De cor castanha clara, este superproduto já existe há centenas e centenas de anos, tendo sido, inclusive, cultivado pelos povos asteca e maia. No entanto, só nos últimos anos é que as suas imensas propriedades têm sido amplamente divulgadas.
Por um lado, as sementes de chia são repletas de proteínas, de antioxidantes e de minerais. Por outro, estes elementos incluem fibras e vitaminas, para além de serem riquíssimos em ácidos gordos ómega-3. Aliás, as sementes de chia são reconhecidas como a fonte vegetal com mais ómega-3. Chegam até a ter mais ácidos gordos deste tipo do que as sementes de linho ou o salmão. De resto, as sementes de chia também contam com uma maior quantidade de cálcio do que o leite.
As pessoas que sofrem de diabetes e que desejam controlar o mais eficazmente possível este problema de saúde devem dirigir-se a uma mercearia com bastantes artigos com sementes de chia.
Afinal de contas, em 2007, uma investigação publicada pela Associação Americana de Diabetes disponibilizou resultados da aplicação dessas sementes de chia a pessoas com diabetes tipo 2, provando que estes produtos são eficientes na prevenção de diabetes, além de conseguirem enfrentar alguns factores de risco para a nossa saúde cardiovascular, que é uma das principais causas de complicações para os diabéticos.
O segredo está nas fibras que compõem as sementes de chia. Sabia, por exemplo, que estes elementos chegam até a ter mais fibras do que os flocos integrais? Sendo assim, as fibras acabam por diminuir a absorção de alguns açúcares, o que contribui para retardar o esvaziamento gástrico e para que a glicose seja libertada de forma mais devagar.
Desta maneira, quando um paciente recorre a uma mercearia para adquirir sementes de chia, pode ter a certeza de que haverá um controlo de diabetes e da hiperglicemia.
Tendo a versatilidade como uma das suas principais vantagens, as sementes de chia ainda são igualmente eficazes para quem deseja perder peso. Por exemplo, num estudo desenvolvido pela Universidade do Arizona, concluiu-se que as galinhas alimentadas com estas sementes tiveram menores índices de peso corporal e ainda apresentaram saudáveis níveis de gordura ómega-3 na corrente sanguínea.