Bem se engana quem julga que ficar sem gorduras é sinónimo de um procedimento estético bastante complexo, que implica um tempo de recuperação prolongado, ou de exercícios físicos muito extenuantes. Na verdade, há produtos naturais que se conseguem transformar num bom queimador de gorduras para todos aqueles que desejam perder uns quilos.
O extracto de alcachofra é disso um bom exemplo. Afinal de contas, este produto natural inclui algumas substâncias, como a cinarina, que o tornam num exemplar queimador de gorduras, uma vez que estimulam a produção da bílis pelo fígado e a sua secreção junto do duodeno (que faz parte do intestino delgado), auxiliando a digestão de alimentos gordurosos.
A partir daí, há uma redução dos níveis de colesterol e existe uma melhoria dos sintomas relativos a uma má digestão. O inchaço abdominal é uma dessas manifestações.
A destacar ainda a acção da inulina, que consegue atrair as moléculas da gordura e estimular a sua eliminação através das fezes.
De resto, estas substâncias têm capacidade para controlar o apetite. É que as fibras de alcachofra demoram algum tempo até serem eliminadas e, por esse motivo, permanecem no estômago a médio prazo. Sendo assim, como atrasam o esvaziamento gástrico, as alcachofras contribuem para o desenvolvimento da sensação de saciedade.
Para além de ser um queimador de gorduras e de controlar o apetite, o extracto de alcachofra é igualmente eficiente ao assegurar uma pele perfeita. Por exemplo, este produto natural possibilita a redução da celulite, devido precisamente à diminuição da acumulação de gorduras.
Porém, há muitas mais vantagens dermatológicas. Deve-se registar que a cútis ganha uma maior elasticidade, graças à acção das vitaminas que compõem o extracto de alcachofra. No entanto, existem ainda outros componentes que são eficazes quer para prevenir as rugas, quer para evitar o aparecimento e desenvolvimento de flacidez.
Os rins também são beneficiados com a alcachofra. Afinal, a planta inclui uma reduzida quantidade de sódio, um mineral que além de estimular a retenção de água, provoca inchaço na região do abdómen. Em alternativa, um extracto de alcachofra é riquíssimo em potássio. Este elemento químico é extremamente relevante para a regulação hidroelectrolítica, o que contribui para que os rins trabalhem melhor e para que haja uma eliminação do excesso de água.
Embora a alcachofra seja contra-indicada para as grávidas, estas futuras mamãs podem ingerir folhas cozidas da planta, porque, quando são preparados desta forma, os produtos naturais não causam nenhum dano nem para a saúde das mulheres, nem para o bem-estar dos bebés.