Sendo um dos suplementos nutricionais mais vendidos no mercado, o oleo de coco é extraído da polpa desse fruto maduro e fresco e está no topo das preferências de todos aqueles que desejam perder peso de forma eficaz e natural. De resto, uma boa parte dos benefícios do oleo de coco encontra-se mesmo associada ao processo de emagrecimento.
A destacar, por exemplo, a capacidade de activar as hormonas da saciedade, uma sensação que é mesmo uma das melhores aliadas para quem deseja se livrar daqueles quilinhos a mais. A conclusão é lógica: havendo mais saciedade, existe menos vontade de ingerir alimentos e, por consequência, consome-se uma menor energia extra.
Os principais responsáveis para que o oleo de coco tenha capacidade para trazer saciedade são os triglicerídeos de cadeia média (TCM). Afinal de contas, investigações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa de Obesidade de Nova Iorque e pela Universidade de Columbia chegaram à conclusão de que os TCM conseguem activar hormonas, como a colecistoquinina, que estão ligadas à sensação de saciedade.
Por este motivo, é aconselhável que se ingira suplementos nutricionais de oleo de coco logo ao pequeno-almoço, visto que há uma maior probabilidade de se consumir menos alimentos nas refeições feitas ao longo do dia.
Por outro lado, o oleo de coco é um excelente aliado na luta contra o excesso de peso, devido à capacidade de diminuir a acumulação de gordura no corpo, visto que passa rapidamente pelo fígado, graças à sua curta cadeia de moléculas, e há uma imediata transformação em energia. A rápida digestão da gordura do coco estimula igualmente o metabolismo, o que é fundamental num eficaz processo de emagrecimento.
No entanto, é importante sublinhar que as qualidades do oleo de coco não são apenas preciosas para quem pretende manter-se na linha. Por exemplo, esta substância inclui igualmente propriedades anti-fúngicas, anti-infecciosas e anti-virais, tendo capacidade para proteger o nosso organismo de problemas de pele (micoses, erupções cutâneas, herpes…) e de gripes, entre tantos outros incidentes.
Controlo da glicose e da insulina, melhoria da circulação sanguínea e do sistema imunitário e tratamento de úlceras no estômago e até de tumores são outras vantagens incluídas na longa lista de benefícios do oleo de coco.
Alerta: como é óbvio, um regime alimentar saudável só pode ser equilibrado. Portanto, não é nada recomendável que se consuma suplementos nutricionais de oleo de coco em excesso: afinal, os complementos contam com um elevado teor de gorduras saturadas e essa ingestão sem qualquer moderação pode conduzir a um aumento da quantidade de colesterol LDL, considerado um «mau colesterol».