É como aquela antiga expressão afirma: «os olhos são o espelho da alma». Daí a imensa importância que esta parte do rosto tem para todos aqueles que se preocupam especialmente com o seu visual. Enquanto uma região ocular cansada e marcada pelo tempo transmite uma imagem «carregada», envelhecida e até mesmo um pouco soturna, uns olhos joviais são o sinónimo de uma aparência mais «leve» e alegre.
De resto, a própria natureza desta zona da face origina tantas preocupações estéticas. Afinal de contas, trata-se de uma área delicada e fina (é, inclusive, a mais sensível de todo o rosto), para além de realizar bastantes contracções e não ter muitas fibras de elastina e colagénio. A acrescentar que a região dos olhos é a parte mais exposta da cara, daí a sua extrema fragilidade e, por consequência, a maior propensão para acumular sinais de envelhecimento.
Sendo assim, são os olhos que mais sofrem com os nossos maus hábitos diários, que incluem um mau regime alimentar, pouquíssimas horas de sono e ainda um baixo consumo de água. Infelizmente, os resultados tornam-se mais do que evidentes: na zona ocular, acabam por predominar as temidas olheiras, as (aparentemente) inevitáveis marcas de expressão, as desagradáveis bolsas na pálpebra e um extremo ar de cansaço.
Como os tratamentos invasivos costumam assustar até os mais vaidosos, é sempre bom saber que há soluções naturais e até só de aplicação externa para a saúde dos nossos olhos. A baba de caracol é uma das alternativas mais divulgadas mediaticamente nos últimos anos e está a conquistar cada vez mais admiradores.
Quais são os motivos para tanto êxito? É que a baba de caracol conta com alantoína, um componente que possibilita que haja a regeneração da pele. Por outro lado, esta substância inclui proteínas e vitaminas que tanto enriquecem, como conferem suavidade à cútis e ainda possuem efeitos anti-inflamatórios. Para compensar a falta de colagénio e elastina nos olhos, a baba de caracol é riquíssima neste tipo de ingredientes, o que é fundamental para a eliminação das rugas.
Perante estas características, quando se aplica a baba de caracol nos olhos, só haverá um único resultado: a pele dessa região será muito mais suave, uniforme, hidratada, lisa, enfim, saudável.
Distinguindo-se por ser um produto natural, a baba de caracol pode ser utilizada de dia ou de noite, embora seja mais aconselhável a aplicação no horário nocturno, uma vez que é nesse período que ocorre a regeneração da epiderme. É aconselhável limpar a pele de rosto antes de se empregar este creme.