Para seguir uma vida saudável, existe um mandamento tão importante que tem de ser adoptado todos os dias: ingerir sementes de chia! Sendo uma planta herbácea que pertence à família das lamiáceas, da qual também fazem parte a salva e o linho, a chia tem origem no sul do México e as suas raízes são ancestrais: afinal de contas, as suas sementes já eram utilizadas como um alimento por civilizações da América Central, há muitos e muitos séculos, principalmente por quem precisava de adquirir resistência e força físicas.
A importância das sementes de chia prolongou-se desde essa época até aos dias de hoje. Realmente, nos últimos anos, os especialistas em nutrição humana têm defendido o seu consumo, devido à vasta gama de componentes: desde as fibras às proteínas, entre tantos outros nutrientes, como o magnésio e o potássio. De resto, ainda é possível encontrar ómega 3, que até existe em maior quantidade nas sementes de chia do que na linhaça, por exemplo.
As sementes de chia podem ser consumidas através de saladas, sendo igualmente um bom ingrediente para compor outros pratos e até bebidas, como umas lentilhas cozidas, um sumo de maçã, um iogurte, um cheesecake ou umas omeletes.
a) Adeus, fome, até depois! Como são tão ricas em fibras, quando entram em contacto com a água, as sementes de chia acabam por formar uma espécie de gel no estômago e, perante essa reacção, a digestão torna-se mais lenta. Este processo contribui para que haja uma saciedade e, por esse motivo, existe um consumo de alimentos em menores quantidades.
b) Maravilhoso coração, maravilhoso! Tal como já foi referido, o ómega 3 abunda nas sementes de chia e essa componente é a melhor amiga do aparelho cardiovascular. Ao evitar a ocorrência de enfartes, de derrames ou de episódios de hipertensão, o ómega 3 permite a redução de coágulos no sangue e a regulação na pressão dos vasos sanguíneos, visto que tem a capacidade de aumentar a fluidez do sangue.
c) Que rica fonte de cálcio! Eis uma vantagem relevante para aqueles que são intolerantes à lactose, mas precisam mesmo de ingerir cálcio. Por exemplo, cerca de 100 gramas das sementes de chia contêm seis vezes mais cálcio do que meio copo de leite, o que torna este ingrediente natural num excelente meio para formar a massa óssea, evitando-se a osteoporose.
d) Uma planta de ferro! Caso não goste de espinafre – ou de outros vegetais ricos em ferro –, o melhor é mesmo optar pelo consumo de chia: é que 100 gramas destes produtos contam com três vezes mais ferro, em comparação com a mesma quantidade de espinafre. Logo, uma porção de sementes de chia corresponde a 67.8% das necessidades diárias em ferro.