Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
20 Janeiro 2015

Sementes de Linho: para combater a obesidade

As sementes de linho têm a capacidade de aliviar a irritabilidade do aparelho digestivo

Aqueles que querem assegurar uma vida saudável, com base em produtos naturais, são unânimes em afirmar que as sementes de linho são algumas das melhores substâncias para garantir um organismo imune a uma boa parte das patologias. A que se deve tantas qualidades? A resposta é óbvia: às componentes das sementes de linho.

Realmente, estes produtos são encarados como uma excelente fonte de ómega 3 (contêm seis vezes mais quantidade do que alguns peixes) e de ómega 6. Para além destes ácidos gordos insaturados essenciais, as sementes de linho incluem celulose, proteínas, fitosteróis, mucilagem e pequenas quantidades de linamarina. Todas estas substâncias trazem inúmeras vantagens para o nosso corpo.

Vejamos o caso da mucilagem, que se caracteriza por ter uma acção laxativa (muito útil para os casos de obstipação crónica) e emoliente, ou seja, amacia e acalma a pele.

De resto, esta componente ainda inclui propriedades anti-tússicas e anti-espasmódicas, especialmente do intestino e do estômago. Sendo assim, quando as sementes de linho são ingeridas inteiramente, acabam por aliviar as irritações do aparelho digestivo.

Por outro lado, como são riquíssimas em ácidos gordos essenciais, as sementes de linho cobrem aqueles regimes alimentares que têm falta de ómega 3 e 6.

A presença deste tipo de nutrientes torna-se fundamental para evitar o aparecimento e o desenvolvimento de inúmeras patologias crónicas degenerativas, nomeadamente cancro e doenças relativas ao coração. A acrescentar que esta deficiência nutritiva ainda se manifesta através de falta de energia, de prisão de ventre, de um cabelo fraco e sem brilho…

Sabia que as sementes de linho conseguem produzir uma sensação de saciedade?

Todas as componentes das sementes de linho ainda são imprescindíveis para tratar de anemia e de aterosclerose, além de conseguirem reduzir a taxa de açúcar que se encontra no sangue. Como produzem saciedade, as substâncias naturais devem marcar presença nos regimes alimentares de quem deseja emagrecer. Os problemas de asma também são resolvidos com as sementes de linho. 

As vantagens das sementes de linho são reconhecidas há séculos. Literalmente. Afinal de contas, desde os começos da civilização humana que estes produtos são utilizados como uma fonte de alimento fundamental. Por exemplo, descobertas arqueológicas revelaram que, na Mesopotâmia, há sete mil anos, existia sistemas de irrigação, construídos para possibilitarem o cultivo das sementes de linho.

Por curiosidade, deve-se destacar que a planta que fornece as sementes de linho é oriunda da Ásia e da Europa e ainda tem umas características físicas bastante peculiares. Sendo assim, o linum usitatissimum distingue-se por atingir cerca de um metro de altura e por possuir umas folhas azuis. Actualmente, a planta é cultivada em zonas temperadas e com altos níveis de humidade.

Encontre sementes de linho em produtos da loja online Lifenatura

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.