Outubro é um mês especial para os mais gulosos… Afinal de contas, todos os anos, celebra-se, a 25 de Outubro, o Dia Mundial das Massas. A Fundação Serralves não ficou indiferente à efeméride e assinalou-a, este ano, com uma série de oficinas dedicadas a estes alimentos e que foram gratuitas para todas as famílias.
No decorrer de um fim-de-semana, foi, por exemplo, possível realizar uma «Viagem à Cidade das Massas», na Sala do Serviço Educativo (Museu), através da qual se criaram construções artísticas muito saborosas, graças à manipulação de massas com colas feitas de farinha e corantes naturais. Sendo assim, no final desta jornada, cada um dos participantes levou as suas obras para casa e, posteriormente, cozeram-nas em água e sal para as provarem.
A destacar igualmente a oficina «Comer bem e bem mexer… dá saúde e faz crescer», que, na Sala Multiusos (Museu), quis fazer uma ligação entre os temas da saúde e da alimentação, recorrendo a uma degustação de massas (preparadas com ingredientes naturais) e a um jogo de perguntas e respostas que teve como tema uma nova roda dos alimentos.
O Dia Mundial das Massas foi uma data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO), uma associação que não só aprofundou os conhecimentos sobre estes alimentos extremamente nutritivos, mas que também se dedica à divulgação da riqueza das massas para a nossa alimentação.
Os fãs de massas têm mais motivos para sorrir, principalmente se pretendem seguir uma dieta sem glúten. É que, actualmente, existe uma vasta gama deste tipo de alimentos que não apresenta um único indício deste ingrediente. Para quem não saiba, glúten é uma mistura de proteínas, existente nas sementes dos cereais, com especial destaque para o trigo. A intolerância ao glúten é um frequente caso clínico e exige um restritivo regime alimentar. No entanto, os pacientes não precisam de abandonar o consumo de massas.
Tal como já foi referido anteriormente, opções não faltam. Uma delas é o produto Schar Massa Penne 500 G-S/Glúten, um alimento que também não inclui lactose. Xarope de cana-de-açúcar, farinha de arroz e farinha de milho são apenas alguns dos ingredientes que compõem o Schar Massa Penne.
Por outro lado, para aguçar ainda mais o apetite, deve-se descrever o artigo Schar Lasagne 250 G-S/Glúten, ou seja, uma massa lasanha elaborada com ingredientes sem glúten. Por exemplo, os ovos utilizados são provenientes exclusivamente de galinhas criadas ao ar livre. De resto, o Schar Lasagne 250 G-S/Glúten inclui amido de milho, farinha de arroz e farinha de milho, devendo ser sempre conservado em local fresco e seco.
Fonte: Fundação Serralves