A L-Carnitine é a forma biologicamente activa da carnitina, uma substância que tem um substancial papel facilitador no metabolismo da gordura através da sua acção de transporte dos ácidos gordos para as mitocôndrias celulares onde são oxidados para produção energética.
Essa acção permite-lhe ser um auxiliar muito importante na perda da gordura corporal, ao mesmo tempo que permite preservar a massa muscular ao activar a remoção dos ácidos gordos armazenados nos tecidos adiposos para poderem ser utilizados como combustível, aumentando a disponibilidade energética dos músculos.
O nosso organismo pode produzir apenas pequenas quantidades de Carnitina, encontrando o restante nos alimentos, particularmente carnes vermelhas e produtos lácteos. Ironicamente, à medida que as sociedades modernas procuram ter uma alimentação mais adequada e cortam neste tipo de alimentos, a disponibilidade de L-Carnitine é menor, e a nossa performance muscular vê-se diminuída, levando à necessidade da aquisição de suplementos.
Com uma dieta pobre em alimentos com este nutriente, os vegetarianos são um grupo particularmente propenso à necessidade de suplementação. Os praticantes de exercício físico intenso podem ver-se igualmente sem L-Carnitina à medida que esta se gasta no decorrer da sua função metabólica. Recorrer neste caso aos suplementos é uma prática já corrente em desportistas de alta competição, uma vez que passam a sofrer menos de fadiga, ao mesmo tempo que se favorece o desenvolvimento muscular.
Os seus efeitos foram recentemente estudados e publicados no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, concluindo-se pelo efeito positivo da suplementação após exercício físico, reduzindo os efeitos negativos causados pelo stresse oxidativo.
Além do aumento da performance física, a L-Carnitine pode ser um precioso coadjuvante das dietas de emagrecimento, graças aos mesmos mecanismos de favorecimento do metabolismo da gordura. Os seus efeitos musculares são ao mesmo tempo visíveis no coração, que ganha em resistência e rendimento e fica por isso protegido contra situações resultantes da insuficiência cardíaca.
Dados de diversas investigações indicam por que a L-Carnitine pode baixar o risco de mortalidade associada a arritmias e enfarte agudo do miocárdio.
A L-Carnitine não é um produto específico para desportistas. Os seus preços actualmente acessíveis tornam esta suplementação atraente para indivíduos comuns que procuram perder peso com exercício sem sacrificar a massa muscular, uma consequência muito frequente dos regimes alimentares de perda de peso sem actividade física ou sem nutrição adequada à correcta manutenção da funcionalidade muscular. O suplemento pode ser particularmente útil nos indivíduos com pouca resistência física e à procura de a aumentar rapidamente para uma perda de peso mais acentuada, contribuindo igualmente para o combate à fatiga e à recuperação da energia após exercício extenuante.
O mais importante é que este é um suplemento de elevada segurança, mas a sua toma é desaconselhada durante a gravidez por falta de estudos que meçam a sua segurança durante os meses de gestação. O mesmo é válido para mulheres durante o aleitamento, aconselhando-se que neste caso se jogue sempre pelo seguro. Menos aconselhada é a sua utilização no caso de indivíduos com hipertireoidismo: a Carnitina tenderá a agravar os sintomas, pelo que o seu uso é desaconselhado. Esta ressalva é igualmente válida para os indivíduos que estiverem a tomar hormonas da tiróide.
Duas interacções medicamentosas existem e são de levar em conta. Por um lado, a L-Carnitine interage com o acenocoumarol, um anti-coagulante, exacerbando a sua eficácia, o que se traduz em dificuldade acrescida de coagulação sanguínea, uma situação potencialmente danosa no caso de hemorragias.
Outro fármaco utilizado no tratamento de coágulos é a Varfarina, cujos efeitos a L-Carnitine também parece ampliar, tornando mais possível episódios de hemorragias e hematomas.
No caso de estar a ingerir estes dois fármacos, é da máxima importância que se consulte primeiro com o seu médico para ajudar as doses de modo a proteger a sua saúde e compreender melhor que riscos as interacções poderão ter para a sua saúde.