«Que mal é que eu fiz?». Eis um pensamento recorrente sempre que ficamos com uma intensa e aparentemente interminável gripe. É que não deve haver nada mais aborrecido do que ficar com o nariz entupido, a voz rouca e uma tosse constante durante uns longos dias. Aliás, a tosse é o sintoma respiratório mais frequente, sendo ainda considerado como um mecanismo de defesa e um reflexo natural do aparelho respiratório. Realmente, na maioria dos casos, a tosse é extremamente benéfica, uma vez que possibilita a expulsão de secreção, por exemplo.
No entanto, esta manifestação pode originar sérias consequências para a nossa saúde… e não só. Por um lado, quando não é tratada de imediato, a tosse é prejudicial, porque pode desenvolver um aumento da pressão na árvore brônquica. Por outro, este sintoma – que é até o último a desaparecer, inclusive depois da cura de uma gripe, por exemplo – traz efeitos graves para o dia-a-dia. Por exemplo, a tosse é uma das causas para o absentismo laboral e escolar, o que obviamente contribui para um menor aproveitamento profissional e académico.
Antes de enumerar algumas substâncias de origem natural que conseguem resolver este problema de saúde, deve-se sublinhar que existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. Qual é a diferença? A presença (ou não) de muco. Contudo, as tosses secas têm de ser analisadas com cuidado para que haja a certeza de que a secreção não flui, devido a uma desidratação ou a um tratamento incorrecto.
Felizmente, há soluções naturais para resolver até aqueles casos mais sérios de tosse e que põem em causa o rendimento profissional.
Vejamos o exemplo da equinácia, uma das plantas medicinais mais utilizadas e que até tem raízes ancestrais: acredita-se que os nativos do continente americano tratavam de mordeduras de cobras, de irritações de pele e de dores de dentes e de cabeça, recorrendo à equinácia.
Quanto à tosse, esta substância é avaliada como uma medida de suporte para as constipações e gripes em períodos de convalescença, actuando como um estimulante do sistema imunitário.
A destacar igualmente a importância do eucalipto para acalmar a tosse, uma vez que facilita a expectoração, sobretudo pela acção mucolítica.
De resto, o eucalipto é um dos «melhores amigos» das nossas vias respiratórias. Afinal de contas, um estudo alemão desenvolvido em 2003 pelo Departamento de Pneumologia do Hospital de Bona assegurou que esta planta tem a capacidade de reduzir os sintomas de asma severa.
Eis outra substância de extrema relevância: a própolis. Para além de aliviar a tosse, este remédio natural é a alternativa perfeita para excesso de expectoração, catarro, faringites…