Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
28 Janeiro 2015

Triglicéridos Altos Provocam Morte Súbita

Os triglicéridos estão na origem de derrames, de enfartes do miocárdio e de pancreatites

Acredite: os triglicéridos são mesmo um verdadeiro perigo para a nossa saúde… e até para a nossa vida! Afinal de contas, quando este tipo de gorduras localizado no sangue se situa num nível acima do que se considera ser «saudável», o organismo acaba por sofrer uma série de danos quase irreparáveis e até mortais.

A esclarecer que os triglicéridos são altos quando os valores registados são iguais ou superiores a 150 mg/dl no período de jejum. Acima dos 200 mg/dl, já é necessário recorrer a alguns cuidados especiais.

Por exemplo, os investigadores de um estudo do NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos da América, acreditam que os níveis de triglicéridos são bastante importantes para definir se as mulheres podem sofrer um derrame, no período pós-menopausa. As probabilidades de ocorrência de um incidente cardiovascular aumentam com o colesterol alto.

Enfarte do miocárdio é outra consequência dos triglicéridos elevados. Quando os níveis de gordura localizam-se entre os 400 mg/dl e os 500 mg/dl, é bem provável que se desenvolva uma pancreatite, ou seja, uma inflamação aguda ou crónica do pâncreas.

Como é que se consegue baixar o nível dos triglicéridos?

Para garantir o equilíbrio dos triglicéridos, o melhor é consultar regularmente o médico (realizando uns exames de sangue de rotina, por exemplo) e ter um regime alimentar de qualidade, bastante equilibrado. É que o consumo de carboidratos e de ingredientes gordurosos são umas das principais fontes de triglicéridos, embora estes lípidos também possam ser produzidos pelo organismo.

Sendo assim, o açúcar, a massa em geral, a carne com gordura e os doces têm de ser altamente evitados ou, pelo menos, devem ser consumidos com alguma moderação. Na ementa, devem constar queijo branco, frutas, legumes, verduras, arroz… Como se pode constatar, as fibras são um elemento comum em quase todos esses produtos: afinal, as fibras possibilitam uma redução de 15 a 20% dos níveis de triglicéridos.

É igualmente aconselhável apostar numa vida mais activa, repleta de exercícios físicos, preferencialmente aeróbicos, o que provoca um aumento da queima de gordura corporal.

A componente genética e a ingestão de determinados medicamentos são outros factores que facilitam o aumento dos níveis de triglicéridos e, por isso, também devem ser tidos em conta por quem sofre deste problema.

Além dos exames de sangue, existem outros meios que indicam que os níveis de triglicéridos são elevados. Um dos mais evidentes é a gordura acumulada em regiões do corpo, nomeadamente na barriga. As xantelasmas também são um sintoma importante. Para quem não saiba, trata-se de um conjunto de placas de cor amarela que surgem nas pálpebras e que, em algumas situações, indicam alterações do metabolismo das gorduras.

Para prevenir ainda mais os sintomas dos altos níveis de triglicéridos, o melhor é apostar nos produtos naturais da loja online Lifenatura

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.